Ingresar al foro general

Clínica Médica ... CAD??

Clínica Médica ... CAD??

de Henri Kipgem Neto -
Número de respuestas: 1
Buenos dias...

Doutores o caso é um cocker, macho, 10 KG, inteiro, de 14 anos, catarata/esclerose imatura bilateral, veio ontem com anorexia, normotermia, taquipnéia, desidratado. Este cão tem diabetes (Glicose ontem: 188 mg/dl) porém relata el proprietario q não se aguentava mais em pé. Emagrecimento progressivo também é um sinal. Na hora pensei em um quadro de cetoacidose diabética ou uma azotemia renal ou pré-renal.... deixei-o internado. Coloquei Ringer com Lactato IV, fiz vit. B12 e ferro IM... e lhe dei 0,1 ml de Novolin R - insulina humana rápida SC. Os exames de urina, Glicose, ALT, FA, UREIA e CREATININA ja tinham sido realizados por mim há mais ou menos 1 mês. E estavam todos normais. Só depois lendo, quando um animal está desidratado, não se usa essa via (SC)...para insulina. O quadro dele não mudou nem pra pior e nem pra pior. Quando foi ontem 6 horas após a internação inicial, dei-lhe mais 0,1 ml(10 UI) de NOVOLIN (100 UI/ML), dessa vez IM - onde o animal começou a ter uns espasmos... tupor... após uns 10 minutos da aplicação e como se tivesse tendo convulsão. Vcs acham que ele morreu de acidose ou por consequência de uma encefalopatia pelo aumento das taxas de uréia e creatina, visto que não deu tempo de mensurar esses valores, pois domingo todos laboratórios aqui são fechados. Ainda relatam que ele estava urinando normalmente antes de ter a anorexia e as fezes estavam normais.
Minha suspeita é que pela idade, poderia ter algum quadro neoplásico associado, assim como uma IPE, CMD, IRC etc... O que opinam, visto que exames complementares já sabemos que deveriam ser repetidos e feitos outros (raio-x tórax, eletrocardiograma, etc...).
A dose de insulina, como a usam??? Alguém possui algum quadro semelhante? Como tratou?? Usam o bicarbonato?? Por favor se alguém possuir algum protocolo eficiente e puder compartilhar comigo, eu agradeço desde já.

O animal veio à óbito nesta madrugada!

Abraços,
Henri.